Tem travesti na UFMS?

Postado por: Tiago Duque

No dia 20 de junho, a partir das 14h, no anfiteatro da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) (antigo anfiteatro do CCHS), será realizada uma roda de conversa sobre gênero sexualidade e educação. Intitulada “Tem travesti na UFMS?”, a atividade contará com a participação de Janaina Lima – Travesti, Pedagoga e Assessora Técnica na Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT da Prefeitura Municipal de São Paulo – e Ariel Dorneles dos Santos – Travesti, Acadêmica dos Cursos de Bacharelado em Ciências Sociais/UFMS e Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo/Anhanguera UNIDERP.

O evento é aberto a toda a comunidade e as inscrições que são gratuitas deverão ser feitas no dia e local da roda de conversa. A realização é da Seção de Ações Afirmativas (SEAFI) da Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas (DIAF) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES/UFMS) e do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq).

De acordo com a organização do evento, a roda de conversa “Tem travesti na UFMS?” pretende discutir os desafios e as conquistas existentes no País em relação à educação e às experiências de travestilidades na sociedade contemporânea, levando em consideração que a maior parte das travestis brasileiras não tem tido acesso ao Ensino Superior, devido ao preconceito e a estigmatizarão que vivem desde a Educação Básica.

A partir do depoimento e de parte das experiências das duas travestis, o público será convidado a conhecer e refletir sobre a necessidade de se avançar no campo das políticas públicas de educação, ações educativas e ações afirmativas voltadas a essa população. Além disso, o público conhecerá como tem sido ser travesti na UFMS.

A atividade pretende também reunir pessoas interessadas nas discussões de gênero, sexualidade e educação na perspectiva dos Direitos Humanos, isto é, que estejam interessadas em contribuir para o fim das desigualdades de gênero e de sexualidade na sociedade.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: improprias.ufms@gmail.com / seafi.proaes@ufms.br