Atividades circenses na escola é tema de dissertação de mestrado no PPGE-CPAN
Mauro Palmeira Mota, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Pantanal (PPGE-CPAN), da UFMS, defenderá a dissertação “Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá/MS”. Ele é vinculado ao Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças.
O estudo teve por objetivo analisar as normas e as convenções sociais nas atividades circenses, a partir, principalmente, do corpo e das questões de gênero e sexualidade. Ele foi realizado dentro de uma escola pública da cidade de Corumbá, MS. A metodologia envolveu entrevistas e observação no ambiente escolar. Do ponto de vista teórico-metodológico, as análises seguem uma rede de autoras/es pós-estruturalistas, feministas, foucaultianos/as e, especialmente, queers.
Os resultados serão apresentados e discutidos na banca de defesa no dia 13 de novembro, no auditório da Unidade III, do Campus Pantanal, às 08h.
A banca é presidida pelo professor Dr. Tiago Duque (orientador), seguido dos professores Dr. Rodrigo Mallet Duprat (FMP); Dr. Marcelo Victor da Rosa (UFMS); Dra. Constantina Xavier Filha (UFMS) e Dra. Isabella Fernanda Ferreira (UFMS) – membro suplente.
Todas as pessoas interessadas na temática serão bem-vindas. Informações: improprias.ufms@gmail.com