Pesquisa quer analisar as experiências positivas de gênero e sexualidade dissidentes nas escolas de MS
A pesquisa “A produção das identidades em ambiente escolar: experiências contemporâneas de jovens dissidentes de gênero e sexualidade nas escolas de Mato Grosso do Sul inspirados na obra A Garota Dinamarquesa” quer analisar as experiências contemporâneas dissidentes de gênero e sexualidade, avaliadas por jovens como sendo positivas.
A história contada na obra A Garota Dinamarquesa de David Ebershoff (2016), especialmente no que se refere às questões de gênero e sexualidade, funciona como uma base para o estudo e entendimento dos enfrentamentos vividos hoje, século XXI, por jovens que desafiam os padrões heteronormativos, principalmente nas escolas.
Ela é desenvolvida por Fabricio Pupo Antunes, de 15 anos, estudante do Ensino Médio do Colégio Novaescola. A orientação é do professor da UFMS Tiago Duque, líder do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero Sexualidade e Diferenças.
Poderão participar dessa pesquisa jovens com idade entre 18 e 25 anos, acessando o blog https://transidentidades.com.br/ e clicando na aba TransEscola! Ou aqui. No blog você poderá deixar o seu depoimento. Seu nome não será divulgado.
Fabricio, com o projeto anterior (“Estudo sobre sexo, gênero e orientação sexual a partir da análise literária da obra A Garota Dinamarquesa de David Ebershoff”), foi premiado com o primeiro lugar em 2018 na FEBRACE – USP, na área de Ciências Humanas. Isso possibilitou o vínculo no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Junior (PIBIC Júnior), para o desenvolvimento desta pesquisa.
Caso você não estuda ou estudou em Mato Grosso do Sul e/ou tenha idade diferente da exigida para a participação, divulgue a quem possa participar!
Informações sobre o estudo podem ser adquiridas pelos e-mails: fabriciopupo1206@hotmail.com ou tiago.duqeu@ufms.br.
Obs.: A imagem que ilustra essa notícia é uma reprodução. Nela, estão Alicia Vikander e Eddie Redmayne, os protagonistas do longa “A Garota Dinamarquesa” (2015), dirigido por Tom Hopper.