“Jovens trans” é tema de pesquisa a ser defendida no Mestrado em Educação do Câmpus Pantanal
Sanderson Fardim Fernandes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação do Câmpus do Pantanal, realizou a pesquisa intitulada “As trajetórias de ‘jovens trans’ na fronteira Brasil/Bolívia: (in)visibilidade nas escolas públicas de Corumbá (MS)”.
O objetivo principal de Sanderson foi analisar as trajetórias escolares das/os “jovens trans”, a partir da participação delas/es nos ensaios e apresentações das bandas/fanfarras e festas juninas de suas respectivas escolas. As/os interlocutoras/es moram no município de Corumbá (MS), região de fronteira com a Bolívia, onde as questões identitárias são marcantes.
A pesquisa apontou que as “jovens trans” têm suas trajetórias escolares marcadas por experiências de visibilidade e invisibilidade via o envolvimento com as bandas/fanfarras e as festas juninas. Essas experiências são de reconhecimento e também de não reconhecimento em torno das suas identidades de gênero e/ou sexualidade no contexto escolar e fora dele.
A banca de defesa da dissertação será coordenada pelo prof. orientador, Dr. Tiago Duque. A profa. Dra. Constantina Xavier Filha (UFMS) e o prof. Dr. Esmael Alves de Oliveira (UFGD) são os convidados para a arguição do mestrando.
A defesa será no dia 13 de novembro, às 08h00, no Bloco 13 da Faculdade de Ciências Humanas (FACH), na sala 02 dos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Cidade Universitária, em Campo Grande.
Essa atividade é aberta a todas as pessoas interessadas no tema. Não é necessária a inscrição.
Informações: improprias.ufms@gmail.com
Obs.: A imagem que ilustra essa notícia é da autoria de Tiago Duque. Nela, jovens de uma das escolas da cidade de Corumbá, apresentam-se durante o Concurso de Quadrilhas, promovido pela prefeitura municipal.