Adolescente do Impróprias mediará conferência de David Ebershoff durante a reunião anual da SBPC
Com 15 anos, o estudante Fabrício Pupo Antunes está no 2º ano do Ensino Médio e já é bolsista ICJ/CNPq. Orientado pelo Prof. Dr. Tiago Duque, é integrante do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças. Ao longo da sua vida escolar participou de vários eventos ligados a diferentes áreas do conhecimento.
Mas foi em em 2017, que mergulhou de cabeça no projeto Estudo sobre Sexo, Gênero e Orientação Sexual a partir da análise literária da obra A Garota Dinamarquesa de David Ebershoff. Com ele, levou diversos prêmios, sendo o mais importante em 2018, quando ganhou o primeiro lugar em Ciências Humanas na FEBRACE – USP, o prêmio de melhor projeto do estado de Mato Grosso do Sul e credenciamento para VENCES no México.
Agora o estudante se prepara para um dos momentos importantes na sua carreira de jovem pesquisador. À frente de seu projeto, ele vai conduzir, no dia 25 de julho, uma conferência durante a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o maior encontro científico da América Latina, que acontece este ano na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A convite do jovem, o americano David Ebershoff, autor do livro A Garota Dinamarquesa, objeto de estudo de Fabrício, vem a Campo Grande participar do painel The Danish Girl: Literature, Film and Identity.
A Garota Dinamarquesa conta a história de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas a passar pela cirurgia de redesignação sexual, ainda na década de 1920. Sua transição e todos os enfrentamentos foram relatados em um diário publicado após a sua morte em 1931 e sua história segue inspirando vidas na luta por direitos, reconhecimento e liberdade. O livro, que foi traduzido para mais de 10 idiomas, foi adaptado para o cinema em 2015, sendo indicado para o Globo de Ouro e em quatro categorias no Oscar, levando para casa o de melhor atriz coadjuvante com Alicia Vikander.
David apoia os estudos de Fabrício desde o início, sendo um canal acessível e bastante significativo nessa jornada. “Através de sua pesquisa, bolsa de estudos e ativismo, Fabricio Pupo abraçou e levou adiante o espírito de Lili Elbe. Lili foi uma pioneira transexual, lutando por seu direito de ser ela mesma. Ao fazê-lo, ela deixou um legado que continua até hoje. Fabrício está construindo. Seu trabalho combate o preconceito, expande o conhecimento e mostra a muitas pessoas o que significa ser livre”, pontuou o escritor.
A conferência é gratuita e para participar, é preciso fazer a inscrição pelo site: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/
Serviço:
Conferência The Danish Girl: Literature, Film and Identity.
Conferencista: David Ebershoff, autor do livro A Garota Dinamarquesa
Mediador: Fabrício Pupo Antunes
Quando: 25 de julho, 10h30 às 12h
Onde: UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Campo Grande)
Para informações sobre as pesquisas de Fabrício, acesse o blog Transidentidades