Livro “Gêneros incríveis” tem nova edição

Postado por: Tiago Duque

O livro “Gêneros incríveis: um estudo sócio-antropológico sobre as experiências de (não) passar por homem e/ou mulher”, fruto da pesquisa de doutorado em Ciências Sociais de Tiago Duque na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem nova edição.

O prefácio à segunda edição é da pesquisadora Fran Demétrio, mulher trans, negra e transfeminista, professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Segundo ela, “o livro gira em torno da discussão da passabilidade de gênero, que pode ser entendida, à luz de uma epistemologia trans, como um marcador socioantropológico para classificar e evidenciar corpos (cis e trans, entre outros) socialmente ‘passáveis’ na sua construção e performance de gênero”.

Fran Dempatrio reforça ainda que “a passabilidade pode ser, também, definida como um modus operandi social de (re)produção da cisheteronormatividade, como norma simbólica e política de gênero e sexualidade, hegemônica nas sociedades”.

O prefácio à primeira edição foi mantido. Ele foi escrito pela pesquisadora Karla Bessa, do Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU, da UNICAMP. Segundo ela, “enquanto novos mundos existenciais ganhavam as ruas, casas, escolas, universidades, bares, boates, enfim, vinham à luz do dia evidenciar e reivindicar pleno exercício de cidadania, desenvolvia-se, neste mesmo universo político-cultural, dispositivos de controle destinados a delimitar em marcos cognoscíveis e apaziguadores os limites entre o normal/anormal”.

O autor explica que “as análises apontam para o desejo de reconhecimento num contexto em que, se por um lado, multiplicam-se os discursos de valorização das diferenças, por outro, se constata o quanto aqueles que desafiam as normas e convenções hegemônicas do que é ser homem e ser mulher estão expostos a distintas violências”.

A editora responsável pela segunda edição é a Devires. Maiores informações: contato@editoradevires.com.br