Impróprias, em parceria com a UEMS, publica resultado de curso de extensão

Postado por: Tiago Duque

A obra “Diálogos sobre identidade étnico-racial, gênero e sexualidade: caminhos para a transformação”, recém lançada pela Editora Pedro & João, foi escrita por muitas mãos. As professoras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Dra. Léia Teixeira Lacerda, Dra. Bartolina Ramalho Catanante e Ma. Cristiane Pereira Lima são as organizadoras do livro.

Ele traz a público os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação, por meio do Registro de Memórias de Professores sobre a Construção da Identidade Étnico-racial e de Gênero, bem como A Trajetória de Formação no Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Campo Grande, realizado nas disciplinas: Educação, Cultura e Sexualidade e Educação para as Relações Étnico-raciais no Brasil, Gênero e Educação, do referido Programa e Curso da UEMS, em 2017.

Além disso, apresenta um inventário de Projetos de Atuação elaborados pelas/os participantes do Curso Democracia, Gênero, Sexualidade e Diferenças, ofertado como projeto de extensão pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob a coordenação dos professores Dr. Tiago Duque e Dr. Guilherme Rodrigues Passamani (Edital UFMS PAEXT/2016). O perfil das/os autoras/es desses projetos é diversificado, há cursistas com formação no Ensino Médio completo e graduandos de diferentes cursos de instituições de ensino superior de Campo Grande. Há também profissionais de várias áreas, que realizam o curso em 2016.

A ideia do curso surgiu das reuniões de estudos do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças. As aulas foram desenvolvidas por diferentes professoras/es da UFMS e de instituições convidadas. Os temas debatidos foram: diferenças e relações de poder em Mato Grosso do Sul; gênero, sexualidade e a produção das diferenças; democracia: aspectos teóricos e políticos; gênero e sexualidade: entre a pesquisa e a ação política; pessoas com deficiência: conquistas e desafios; Estado laico; diversidade sexual, corpo, Estado e participação democrática; pedagogias culturais, infâncias e o desafio democrático; saúde pública, participação popular e diferenças; democracia, raça e etnia; gênero, sexualidade e democracia; entre outros.

O resultado do curso de extensão está na última parte do livro: 24 projetos de atuação que podem servir como inspiração à diferentes pessoas interessadas em discutir essa temática nos mais variados espaços, com diferentes públicos.

Para conhecer os projetos de atuação, assim como todos os demais capítulos do livro que os antecedem, clique aqui.