“Pantanal Queer” é tema de live do Projeto Conjectura

Postado por: Tiago Duque

O Conjectura é um projeto filosófico de divulgação das ciências humanas por meio de duas lives semanais, de duração de aproximadamente uma hora, às segundas e quintas-feiras, 11h., horário de Brasília (10h., horário local/MS).

Na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, o tema será “Pantanal Queer”. A live você acompanha pelo Facebook.

Pesquisadores, teorias e metodologias viajam, transitam, cruzam fronteiras. O que é Teoria Queer? Ela, enquanto ferramenta teórica e política, pode nos ajudar a pensar questões de gênero, sexualidade e outros marcadores sociais da diferença em contextos tão distintos do seu surgimento? Como se dão as questões de nacionalidade, mídia, desejo, reconhecimento, visibilidade e vulnerabilidade na fronteira pantaneira do Brasil com a Bolívia? O que podemos aprender sentados à margem do Rio Paraguai?

Venha participar conosco dessa conversa e descobrir. O convidado da semana é o cientista social e professor Dr. Tiago Duque, líder do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças da UFMS.

O objetivo principal do projeto é refletir – conjecturar – sobre problemas/fatos/fenômenos atuais a partir do amplo referencial das ciências humanas, com a finalidade prioritária de apresentar as soluções (hipóteses, proposições) por elas produzidas, mediante explicações acessíveis à compreensão geral.

Assumindo como princípio norteador basear-se sempre no melhor conhecimento disponível que as ciências humanas podem oferecer – pesquisadores (as) especialistas, literatura especializada (clássica e atual), análises de caráter crítico, consistente e rigoroso –, o projeto é conduzido sob forte influência filosófica, característica que se deve ao fato de os responsáveis pelo seu desenvolvimento serem filósofos de formação e profissão, Dr. Weiny César (professor de Filosofia da UFMS) e Dr. Danilo Caretta (doutorando em Filosofia pela UFSC).

Siga-nos nas redes sociais:

YouTube, Facebook,  Spotify,  Instagram: @projetoconjectura