Bibliografia da disciplina “Gênero e Diferenças”

Postado por: Tiago Duque

O curso de Bacharelado em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ofereceu uma disciplina optativa chamada “Gênero e Diferenças”, ministrada pelos professores Prof. Dr. Tiago Duque e Prof. Ms. Daniel Attianesi, no segundo semestre de 2020. O Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade disponibiliza para consulta, no final deste texto, a bibliografia de 10 aulas da referida disciplina.

A disciplina buscou discutir gênero e outros marcadores sociais da diferença (como raça, classe, sexualidade e geração), destacando experiências de certas identidades generificadas e a construção dos corpos. A produção das diferenças foi refletida a partir de contextos bem específicos, das mais variadas relações de poder.  O percurso foi sendo traçado a partir de olhares e interesses dos/as acadêmicos/as matriculados/as, vindos/as de cursos muito variados: Ciências Sociais, História, Filosofia, Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, entre outros.

Além das aulas sincrônicas dialogadas remotamente, por meio do Google Meet, devido a pandemia da Covid-19, também foram exercitadas atividades individuais e coletivas de pesquisa e escrita acadêmica. Os temas das atividades avaliativas foram escolhidos a partir dos textos e dos interesses de cada matriculado/a na disciplina. Algumas pessoas participaram como ouvintes, contribuindo com as discussões.

Tivemos alguns/algumas convidados/as especiais que participaram de aulas abertas, em dias que não coincidiam com as 10 aulas aqui disponibilizadas, com discussões e olhares específicos a partir de suas atuações institucionais e/ou de pesquisa. São eles/as:

Aula sobre atuação pela igualdade de gênero:

Leandro Araujo, Assistente Social no Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro-Oeste (IBISS/CO). Site: https://www.ibiss-co.org.br/

Vanessa Vieira, Assistente Social, e Rosimeire Batista da Silveira, Assessora Jurídica na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Site: https://www.tjms.jus.br/violenciadomestica/index.php

Aula sobre gênero e metodologias de pesquisas:

Juliana Gomes Santos da Costa – Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora convidada da Pós-Graduação MaxPlanck e Senac-Campinas. Trabalha nos seguintes temas: Pesquisa narrativa, cotidiano escolar, educação e intersecções, formação de professoras.

Nagel de Oliveira Fagundes – Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Interesses de pesquisa: transgeneridades, cisgeneridades, identidades sociais, subjetividades, antropologia das emoções, cultura e comportamento, dentre outros.

Antonio Jeferson Barreto Xavier – Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades – CNPq/UESB e do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – GEERGE/UFRGS. Desenvolve pesquisa e extensão nos seguintes temas: Gênero, Sexualidades, Masculinidades, Roça, Educação, Educação no/do Campo e Direitos Humanos.

Além dessas duas aulas abertas, a turma participou da banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Rebeca de Azevedo, intitulado “‘A espiritualidade é sustento diário tanto quanto o antirretroviral’: práticas discursivas biomédica e religiosa sobre o HIV na Era Farmacopornográfica”. A banca foi formada por professores do Bacharelado em Ciências Sociais da UFMS: Prof. Dr. Asher Grochowalski Brum  Pereira (orientador), Prfa. Dra. Priscila Lini e Prof. Dr. Tiago Duque

Assim, considerando esse breve histórico da disciplina, para quem se interessar em ler sobre a temática de gênero e diferenças, acesse os planos de aula clicando aqui.

Obs.: A imagem que ilustra essa notícia é uma fotografia da arte de @mirsmonstrengo