Cinema e lesbianidade é tema de TCC no Curso de Ciências Sociais
A acadêmica Fernanda Chaves Campos defenderá o Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com a temática cinema e lesbianidade.
Fernanda é integrante do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças. Ela desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de analisar a pedagogia cultural dos filmes de temática lésbica a partir do ponto de vista das próprias mulheres lésbicas residentes no Mato Grosso do Sul. A partir de uma perspectiva pós-crítica, foi feito o levantamento de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e da etnografia de tela dos filmes de temática lésbica selecionados. O resultado aponta para os aprendizados sobre lesbianidade que esses artefatos midiáticos promovem entre as mulheres participantes do estudo.
O título da pesquisa é: “’A gente aprende, mas não fica pensando’: uma reflexão sobre cinema, lesbianidade(s) e pedagogia cultural”. A banca de defesa será pública, via Google Meet. Para as pessoas interessadas em participar, basta enviar um e-mail para improprias.ufms@gmail.com, se apresentando e solicitando o link de acesso. A data é 08 de julho, às 14h. Ela será presidida pelo prof. Dr. Tiago Duque, orientador. As pesquisadoras que farão a arguição serão a prof. Dra. Constantina Xavier Filha (FAED/UFMS) e a prof. Dra. Priscila Lini (FACH/UFMS).
A imagem que ilustra essa notícia é do filme “The Watermelon Woman” (EUA | 1996 | 83′ | Diretor | Director Cheryl Dunye)