O Impróprias realizou encontro de Iniciação Científica
O Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) reuniu os/as seus cinco acadêmicos/as de iniciação científica para apresentação e discussão dos trabalhos em andamento. O encontro ocorreu no sábado dia 14 de maio, das 08h às 12h, no Bloco 15 (Multiuso), sala 10, na cidade universitária, em Campo Grande. O objetivo foi socializar os resultados parciais e discutir o andamento das pesquisas de forma coletiva.
Os cinco planos de trabalho que deram origem às pesquisas apresentadas estão vinculados ao projeto guarda-chuva “Currículos, artefatos e diferenças: gênero e sexualidade via as pedagogias culturais em contextos sul-mato-grossenses”, sob a coordenação do professor Tiago Duque (professor no curso de Bacharelado em Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal). Fazem parte da equipe do projeto de pesquisa o professor Marcelo Victor da Rosa (professor no curso de Licenciatura em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação e líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher – Cidade, Geração e Sexualidade) e a professora Soraya Solon (professora no curso de Bacharelado em Farmácia e coordenadora da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente – LAMSA).
Abaixo você pode conferir as pesquisas de iniciação científica apresentadas no evento, seus/suas acadêmicos/as responsáveis e respectivos/as orientadores/as.
Homens transexuais e saúde ginecológica: a pedagogia cultural em materiais educativos produzidos em Mato Grosso do Sul
Ana Luiza Branquinho Silva (acadêmica de Medicina)
Orientadora: Soraya Solon
Adolescentes em tela: saúde, currículo e pedagogia cultural em jornais online sul-mato-grossenses
Brenda Vital de Oliveira (Acadêmica de Enfermagem)
Orientadora: Soraya Solon
O retorno da novela Pantanal: currículo e pedagogia cultural da diferença em artefatos midiáticos.
Silas Miqueias da Silva (acadêmico de Ciências Sociais)
Orientador: Tiago Duque
O currículo dos canais de PM: masculinidades, crime e pedagogia cultural no Youtube.
Alistair Dante Lee Burema (acadêmico de Ciências Sociais)
Orientador: Tiago Duque
O currículo do aplicativo Grindr: poder e pedagogia cultural em Mato Grosso do Sul
Gabriela Alencar Montecio (acadêmica de Educação Física)
Orientador: Marcelo Victor da Rosa