Aula aberta discutirá saúde da mulher no presídio

Postado por: Tiago Duque

A disciplina “Saúde e Sociedade”, do curso de Bacharelado em Enfermagem, do Instituto de Saude Integrada (INISA), terá uma aula aberta sobre a saúde da mulher no presídio. Para abordar esse tema, dois pesquisadores estarão presentes para apresentar parte dos resultados da pesquisa “Diagnóstico com a perspectiva de gênero: as mulheres presas no estabelecimento prisional feminino Irmã Irma Zorzi”.

A referida pesquisa foi desenvolvida pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Foram entrevistadas 230 mulheres. Entre as temáticas abordadas, o estudo apresenta dados sobre reincidência, violências sofridas enquanto crianças e adultas, dentro e fora da unidade prisional, além de uso de medicamentos contínuos.

Na aula aberta estarão presentes membros/as da Defensoria Pública Estadual de Mato Grosso do Sul que apresentarão parte dos dados e, após a apresentação, estarão disponíveis para perguntas e dúvidas. São ele/as:

A psicóloga Keila de Oliveira Antonio, do NUDEM – Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública de MS.

O sociólogo Raphael de A. Silva, da Coordenadoria  Pesquisas e Estudos da Defensoria Pública de MS.

A aula aberta da disciplina “Saúde e Sociedade” será no dia 19 de junho, segunda-feira, às 13h30, na Cidade Universitária – Campo Grande, no Instituto Integrado de Saúde (INISA). Ele fica no setor 02, Bloco 12. A sala de aula da disciplina é a 02 (próximo a Clínica Escola Integrada, passando a reitoria). Não precisa de inscrição prévia.

As dúvidas sobre a atividade poderão ser enviadas para o e-mail do professor responsável da disciplina, prof. Dr. Tiago Duque, do curso de Bacharelado em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas (FACH): tiago.duque@ufms.br.

Obs.: a imagem que ilustra essa notícia foi retirada de matéria jornalística do site do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE) Antônio Ivo de Carvalho.