Estudos Culturais e Experiências de Pesquisas serão temas de aulas abertas telepresenciais

Postado por: Tiago Duque

A disciplina “Introdução aos Estudos Culturais”, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal (PPGE-CPAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), terá aulas abertas sobre Estudos Culturais e Experiências de Pesquisas.

As aulas serão no formato “telepresencial” (sincrônico), pelo Google Meet, em três sextas-feiras do mês de julho. Elas iniciarão sempre as 19h de MS (20h de Brasília) e terão duas horas de duração, com emissão de declaração de presença (de 2h) para quem precisar. As aulas não serão gravadas.

A disciplina é fruto de uma parceria entre o Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) e o – Grupo de Estudos de Educação e Relações de GêneroGEERGE  (UFRGS/CNPq), sendo ministrada pelo prof. Dr. Tiago Duque e Prof. Dr. Antonio Jeferson Barreto Xavier.

O objetivo das aulas abertas é refletirmos sobre diferentes experiências de pesquisa envolvendo gênero, sexualidade e outros marcadores sociais das diferenças na perspectiva dos Estudos Cultuais (em sua ótica pós-crítica em Educação). Cada aula contará com a participação de um/a professor/a convidado/a. São eles/as:

 

Dia 07 de julho: Jane Felipe de Souza (UFRGS)

Professora titular aposentada, atua na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/FACED/UFRGS). Desde 2001 coordena o eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade da referida Linha de Pesquisa. Integrante do GEERGE e do Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias (GEIN), sendo uma de suas fundadoras. Coordena a pesquisa intitulada “Ignorar para acobertar ou informar para proteger? Scripts de gênero e sexualidade na prevenção das violências contra crianças”. Na graduação e na pós-graduação atuou/atua em disciplinas voltadas para a pesquisa, em seus aspectos teórico-metodológicos e éticos. Em março de 2018 ganhou o Prêmio Menção Honrosa Sueli Carneiro em reconhecimento ao ativismo e à pesquisa realizados nos campos dos estudos de gênero e sexualidade e de raça/etnia. Outras informações, disponíveis aqui.

 

Dia 14 de julho: Prof. Dr. Fernando Seffner (UFRGS)

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. É líder do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero GEERGE e por conta de redes de investigação construídas é integrante da equipe de outros grupos de pesquisa, destacando-se aqui o LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação UFRGS, o NEPAIDS Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS (USP), e o – Núcleo de Estudos em Educação Democrática (NEED/UFF/CNPq), onde é o coordenador da linha de pesquisa Educação Democrática e Gênero. Foi coordenador do GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2017-2021). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA ED – Educação. Outras informações, disponíveis aqui.

 

Dia 21 de Julho: Dr. Marcelo Victor da Rosa (UFMS)

Professor associado 1 e docente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais/CPAQ/UFMS e Educação FAED/UFMS. Desempenhou o papel de tutor do PET Educação Física de fevereiro de 2010 a julho de 2014 e sou Diretor Artístico do Bailah: grupo coreográfico em dança de salão. Coordenou os programas PIBID (2018 – 2019) e Residência Pedagógica (2018 – 2022) do Curso de Educação Física. Foi coordenador dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul entre 2017 e 2019. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Dança, Gênero, Sexualidade e Corpo, tendo como principal referência teórica Michel Foucault. Coordena o Núcleo de Estudos Néstor Perlongher – Cidade, Geração e Sexualidade (UFMS/CNPq) e é membro do Impróprias – Grupo de Estudos de Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq). Outras informações, disponíveis aqui.

 

Para participar basta solicitar, via e-mail, o endereço eletrônico da sala de aula. O e-mail para essa solicitação é: improprias.ufms@gmail.com

 

Obs.: a imagem, disponível no Arte Fora do Museu, que ilustra essa notícia é uma tela (obra) da artista Leo Mareco.