Aulas abertas discutem pesquisas sobre raça e diferenças
A disciplina “Educação das Relações Étnico-Raciais” da Faculdade de Ciências Humanas (FACH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que está sendo ministrada neste período especial de verão na Cidade Universitária, em Campo Grande, promoverá três aulas abertas à comunidade acadêmica e não acadêmica.
O objetivo é divulgar pesquisas científicas produzidas na UFMS a partir de distintas abordagens temáticas em encontros dialogados. São eles:
Data: 16 de fevereiro (14h)
Temas nas cantigas de Capoeira de MS: Currículo, identidade e poder.
Convidado: Marcelo Barbosa Alves – Mestrando em Estudos Culturais (PPGCult/CPAQ/UFMS). Coordenador Pedagógico Escola Nova Itamarati (Ponta Porã). Diretor de Comunicação da Associação Camará Capoeira. Professor e palestrante na Associação Camará Capoeira. Membro do Colegiado Estadual de Capoeira.
Data: 21 de fevereiro (14h)
Vozes do gueto: rap, poética e política
Convidado: Dario Ferreira Sousa Neto – Doutor em Literatura Brasileira, especialista em Machado de Assis, autor do livro de contos “Candelabro”, hiphoper, Coordenador dos Projetos de Extensão “Literatura Hip Hop” e “Tereré Poético”, professor adjunto nos cursos de Letras da UFMS/Campus do Pantanal
Data: 27 de fevereiro (14h)
Mulheres, indígenas, mães e acadêmicas: marcadores sociais da diferença e constituições identitárias.
Convidada: Ana Luiza Benato e Silva – Licenciada em História (UCDB). Fez parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi). Cursa Mestrado em Educação (PPGEdu/FAED/UFMS). Está vinculada ao projeto de pesquisa “Relações de poder e os marcadores sociais da diferença em variados contextos educacionais” e no Núcleo de Estudos Néstor Perlongher Cidade, Geração e Sexualidade (NENP).
Para as pessoas não matriculadas na disciplina será ofertada uma declaração de presença de 03 horas.
Os encontros serão todos em Campo Grande, no Complexo Multiuso, sala 11, em frente ao Restaurante Universitário (RU).
Informações com o professor responsável pela disciplina: tiago.duque@ufms.br
Obs.: A imagem que ilustra essa notícia é do artista Leonardo Mareco