Ken, do filme da Barbie, é tema de TCC em Ciências Sociais na UFMS
O curso de Bacharelado em Ciências Sociais (CiSo), da Faculdade de Ciências Humanas (FACH), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizará uma banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com temática envolvendo gênero e cinema.
Com o título “Currículo e pedagogia cultural: masculinidades conservadoras em artefatos midiáticos críticos ao personagem Ken do filme da Barbie (2023)”, Sidney Ferreira da Silva discute em sua pesquisa experiência digital que envolve conservadorismo, branquitude e reações contrárias ao reconhecimento de direitos das mulheres.
Esse TCC faz parte do projeto guarda-chuva “Currículo, pedagogia cultural e artefatos midiáticos: governamentalidade e qualidade de vida na produção das diferenças de gênero e sexualidade em um Brasil pós-pandemia da Covid-19”, coordenado pelo professor Tiago Duque, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A banca de defesa de TCC é composta pelos seguintes professores:
Presidente: prof. Dr. Tiago Duque (orientador)
Membros internos: Profª Drª Priscila Lini (UFMS) e Asher Grochowalski Brum Pereira (UFMS)
Membra externa: profa. Dra. Priscila Martins de Medeiros (UFSCAR)
A banca será realizada no dia 26 de junho, quarta-feira, às 08h na sala 60413, bloco VI (próximo à biblioteca central). Não há necessidade de inscrição prévia.
Esta e outras pesquisas têm sido produzidas no Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq), com o envolvimento pesquisadores e pesquisadoras em diferentes etapas de formação.
Informações: tiago.duque@ufms.br
Obs.: a imagem que ilustra essa notícia é divulgação Warner Bros Pictures.