Antifeminismo no Tiktok é tema de TCC no curso de Ciências Sociais da UFMS

Postado por: Tiago Duque

O avanço da sociabilidade em diferentes ambientes digitais têm sido tema de pesquisas em várias áreas do conhecimento. No bacharelado em Ciências Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, não é diferente. A acadêmica Kamilly Vitória Gomes da Silva irá defender o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nesta temática, mais especificamente, sobre antifeminismo no Tiktok.

A defesa é aberta a quem se interessar, durante uma das aulas da disciplina “Gênero e Diferenças”, da Faculdade de Ciências Humanas (FACH). Não é necessário inscrição prévia. O título do TCC é: “Vamos entrevistar a Lacriane”: currículo e pedagogia cultural em perfis de mulheres antifeministas brasileiras no TikTok pós-Covid-19. Kamilly vem estudando essa temática em projetos anteriores de iniciação científica sob a orientação do prof. Dr. Tiago Duque.

 

A banca de defesa irá se realizar no dia 28 de novembro, sexta-feira, às 13h30, no bloco VI, próximo à biblioteca central, na cidade universitária, em Campo Grande. O horário será 13h30. A sala é a 60403. Os professores que comporão a banca de defesa do referido TCC é formada, além do orientador, por dois professores do Curso de Ciências Sociais da UFMS, são eles:

 

Johnny Daniel Matias Nogueira

Doutorando e mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar). Especialista em Ensino e Pesquisa de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (PPGSoc/UEL). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FACH/UFMS). É integrante do grupo de pesquisa Ideias e intelectuais para o desenvolvimento e a democracia (CNPq/UFSCar). Foi membro do corpo executivo do Boletim Lua Nova/CEDEC e da Revista Agenda Política/UFSCar. Tem interesse nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico e Democracia no Pensamento Político-Social Brasileiro, Economia Política, Relações entre Estado, Mercado e Sociedade e Políticas de Proteção Social.

 

Tatiana Braz Ribeiral

Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1998), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ciências Sociais / Política Comparada pela Universidade de Brasília (2012). É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do curso de Ciências Sociais/Faculdade de Ciências Humanas/Campo Grande – MS. Coordenou o curso de Especialização em Ensino de Sociologia – EAD (UFMS). Tem experiência em pesquisa nas áreas de Estado e Governo atuando, principalmente, nos temas de estudos comparados sobre direitos políticos, além da área de educação política e formação para a cidadania. 

 

Maiores informações: improprias.ufms@gmail.com.

Obs.: a imagem que ilustra essa notícia é do concurso de fotografia “Além dos Olhos”, organizado pela UFMS em 2023. Informações disponíveis clicando aqui.