Galeria

A acadêmica de Ciências Socais Laura Beatriz Rocha da Silva e os membros de sua banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Currículo e a pedagogia cultural no Instagram: notas introdutórias sobre feminilidade, sexualidade, juventude e negritude em Mato Grosso do Sul”: Prof. Dr. Tiago Duque (orientador), Prof. Dr. Daniel Estevão Ramos de Miranda e Profa. Dra. Mara Aline dos Santos Ribeiro. Dezembro de 2022.

Oficina “Masculinidades” na Escola Estadual Aracy Eudociak em 10/11/2022. Realizada por Silas Miqueias da Silva, Alistair Dante Lee Burema e
Sidney Ferreira da Silva, sob a orientação do prof. Tiago Duque.

Acadêmica Brenda Vital de Oliveira (Enfermagem/INISA) apresentando o trabalho de iniciação científica (PIBIC) “Adolescentes em tela: saúde, currículo e pedagogia cultural em jornais online sul-mato-grossenses”, durante atividade do INTEGRA UFMS 2022. Orientadora: Profa. Dra. Soraya Solon

Acadêmica Alini Silva Peixoto (Educação Física/FAED) apresentando o trabalho “Pedagogia da transmissão do futebol de mulheres”, resultado do Programa de Educação Tutorial (PET), durante atividade do INTEGRA UFMS 2022. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Victor da Rosa.

Acadêmica Gabriela Alencar Montecio (Educação Física/FAED) apresentando o trabalho de iniciação científica “‘Aqui reina o respeito, mas…’: as dimensões pedagógicas do aplicativo Grindr em Campo Grande/MS” (PIBIC/UFMS) durante atividade do INTEGRA UFMS 2022. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Victor da Rosa.

Acadêmico Alistair Dante Lee Burema (Bacharelado em Ciências Sociais/FACH) apresentando o trabalho de iniciação científica “O currículo dos canais de PM: masculinidades, crime e pedagogia cultural no Youtube”. (PIBIC/UFMS/CNPq) durante atividade do INTEGRA UFMS 2022. Orientador: Prof. Dr. Tiago Duque
Acadêmico Silas Miqueias da Silva (Bacharelado em Ciências Sociais/FACH) apresentando o trabalho de iniciação científica “O retorno da novela Pantanal: currículo e pedagogia cultural da diferença em artefatos midiáticos” (PIBIC/UFMS/CNPq) durante atividade do INTEGRA UFMS 2022. Orientador: Prof. Dr. Tiago Duque

Andrey Monteiro Borges apresentando o trabalho “Masculinidade(s) e feminilidade(s) no esporte: produções de identidades a partir da categoria de base no voleibol em Campo Grande – MS”, durante atividade do IV Simpósio de Gênero e Sexualidade – Gêneros, Sexualidades e Conservadorismos: a Política dos Corpos, os Sujeitos e a Disputa pela Hegemonia dos Sentidos Culturais, em maio de 2019 na UFMS.

Reunião entre LAMSA, Impróprias e SEMED para planejamento da formação aos professores das escolas municipais de Campo Grande. Tema: Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação. Outubro de 2018.

Atividade do II Ciclo de Debates (De)Marcando Diferenças, UFMS. 27 – 31 de agosto de 2018

Atividade do II Ciclo de Debates (De)Marcando Diferenças, UFMS. 27 – 31 de agosto de 2018

Pizza após mutirão para sistematização e registros das atividades do NENP e do Impróprias do ano letivo de 2017. 16 de dezembro de 2017. UFMS.

III Piquenique da “Família Tradicional” Brasileira na UFMS. 13 de dezembro, 2017.
Professores e Cursistas do Projeto de Extensão Minicurso Democracia, Gênero, Sexualidade e Diferenças no Campus de Ponta Porã da UFMS. 12 de Novembro de 2017.

Impróprias junto com demais convidados para a atividade em comemoração ao Dia da Consciência Negra na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, novembro de 2017, Campo Grande (MS).

Impróprias presente no GT 23 (Gênero, Sexualidade e Educação) da 38ª Reunião Nacional da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), em São Luis do Maranhão, outubro de 2017.

Projeto de Extensão “Cinema no Bairro” – Aldeia Urbana Marçal de Souza, 23 de setembro de 2017. Projeto coordenado pelo NENP e Impróprias.

Projeto de Extensão “Cinema no Bairro” – Comunidade Remanescente Quilombola São Benedito Tia Eva, 16 de setembro de 2017. Projeto coordenado pelo NENP e Impróprias.

Acadêmicas/os do Impróprias e do NENP preparam-se para apresentação dos resultados finais dos Planos de Trabalhos de Iniciação Científica (PIBIC / 2016-2017) no 11º Seminário Internacional Fazendo Gênero. O evento será em Florianópolis (SC), de 30 de julho a 4 de agosto de 2017.

Impróprias após exibição e debate na 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, em Campo Grande, MS. Maio de 2017.

Banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Maria Solange Silveira, “Mulheres Católicas na atualidade: opiniões sobre o divorcio, a união homoafetiva e o aborto” (Bacharelado em Ciências Sociais). Professor Orientador: Tiago Duque. Professorxs convidadxs: Guilherme Rodrigues Passamani e Ana Maria Gomes. 29 de março de 2017, UFMS.

Banca de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Bacharelado em Ciências Sociais, “Mulheres no cinema – uma análise do filme Mad Max: estrada da fúria”, da graduanda em Ciências Sociais, Carla Cristina de Souza. UFMS, 27 de março de 2017. Orientador: Prof. Dr. Tiago Duque. Banca convidada: Profa. Dra. Constantina Xavier Filha e Prof. Dr. Guilherme Rodrigues Passamani.

Impróprias e NENP presentes no “1° Encontro Regional de Trabalhadoras do sexo da região Centro Oeste, “Mudando hábitos, inovando saberes”. Por uma política de saúde equânime e saudável para todas”. – 16 de março de 2017.
Banca de TCC de Kellen Cunha – “Minas Nerds- transfeminismo no mundo geek”. 17 de março de 2017.

Final da Banca de Defesa da Dissertação de Clayton Barcelos, intitulada “Educação escolar na prisão: os significados e sentidos das professoras que atuam em unidades penais de Corumbá, Mato Grosso do Sul”. Orientador: Prof. Dr. Tiago Duque (UFMS). Banca convidada: Prof. Dra. Elenice Cammarosano (UFSCar) e Prof. Dra. Claudia Araujo de Lima (UFMS). Mestrado em Educação – Campus do Pantanal – Corumbá, MS. 07 de março de 2017.

Aula Inaugural do Projeto de Extensão “Curso Democracia, Gênero, Sexualidade e Diferenças”, sob a coordenação do Impróprias e NENP. Dia 02 de setembro de 2016, auditório do Complexo Multiuso.

29 de Agosto de 2016 – Comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica (I Encontro Fridas na Luta). Teatro de Bolso, UFMS. Atividade realizada em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO) da Prefeitura Municipal de Campo Grande, MS.

Banner foi da VIII Jornada Acadêmica de Enfermagem – UFMS. “Pessoas trans em pauta, uma analise sobre travestis, transformistas e transsexuais na fronteira Brasil-Bolivia no noticiario Sul-Mato-Grossense” – 10 de agosto de 2016, UFMS.

II Piquenique da Família Tradicional Brasileira. Julho de 2016, área verde da UFMS.

Palestra “Estado Laico” com o Desembargador do TRF 4ª Região e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Roger Raupp Rios. Dia 2 de julho de 2016, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da UFMS, sob a organização do Impróprias e do NENP.

Debate após uma das sessões do Projeto de Extensão “Quartas no Cinema”, sob a coordenação do NENP e do Impróprias, junho de 2016 – CCHS.

Participação do Impróprias na primeira reunião de mobilização contra a proibição do ensino de gênero e sexualidade nas escolas públicas de Campo Grande (MS). Abril de 2016.
Conferência “O caminho dos direitos da população LGBT no Parlamento Brasileiro”, proferida pelo jornalista, professor e deputado federal Jean Wyllys. Atividade organizada pelos grupos de pequisa Impróprias, LEVS e NEG, no dia 04 de março de 2016, no complexo Multiuso da UFMS.

I Piquenique da Tradicional Família Brasileira, organizado pelo iniciativa do Impróprias (Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças) e LEVS (Laboratório de Estudos sobre Violência, Gênero e Sexualidade) da UFMS, no dia 13 de novembro de 2015, na área verde da Cidade Universitária.

Projeto de Extensão “Encontros de Leitura sobre Gênero e Sexualidade”. Campus do Pantanal, junho de 2015. Atividades desenvolvidas sob a coordenação da acadêmica de Psicologia Daniela Peño Paiva e orientadas pelo professor Tiago Duque (iniciativa anterior a criação do Impróprias)